A eficiência das esquadrias de PVC na redução de ruídos
08
maio

A eficiência das esquadrias de PVC na redução de ruídos

Por garantirem a redução de ruídos e a excelência no acabamento, as esquadrias de PVC são elementos essenciais em projetos arrojados, inovadores e sustentáveis.

O uso de esquadrias de PVC em uma reforma ou obra oferece vários benefícios, como, por exemplo: 

  • vedar o vão para evitar a entrada de fluidos,
  • garantir um melhor aproveitamento da iluminação natural,
  • integrar os ambientes e oferecer mais conforto térmico, 
  • personalização no projeto,
  • alta durabilidade,
  • fácil manutenção.

Porém, elas também se destacam por oferecerem um bom isolamento acústico, favorecendo um ambiente mais silencioso e harmonioso, por isso são super recomendadas para locais com alta exposição a ruídos.

Quer saber mais sobre a eficiência das janelas e portas em PVC no isolamento acústico? Continue a leitura e confira.

Por que se preocupar com a redução de ruídos?

Quem trabalha ou mora em avenidas movimentadas ou próximo de regiões muito barulhentas sabe o quanto a poluição sonora é desconfortável e perturbadora, seja durante o dia ou à noite.

O excesso de barulho originado pelos escapamentos de motos e veículos, buzinas, sirenes, músicas altas entre outros ruídos externos, muito mais que o desconforto, traz vários impactos negativos à saúde física e mental das pessoas.

Segundo um estudo publicado no Jornal da USP, a Organização Mundial da Saúde estima que 10% da população global sofre com algum tipo de perda auditiva. Só no Brasil são mais de 30 milhões de pessoas.

E segundo a entidade, 30% desses pacientes globais tiveram seus problemas desencadeados pelo excesso de ruídos, situação comum em grandes centros ao redor do mundo.

Além da perda auditiva, a exposição constante a barulhos altos pode favorecer:

  • irritabilidade, estresse e ansiedade,
  • declínio cognitivo,
  • a má qualidade do sono,
  • problemas digestivos,
  • alteração na respiração e ritmo cardíaco.

Causas da poluição sonora diária

Para compreendermos a importância da necessidade da redução de ruídos, precisamos entender o que é poluição sonora e suas causas.

Considera-se poluição sonora todo som ou barulho que perturbe o sossego e o bem-estar da pessoa, seja pelo volume muito alto ou pela frequência permanente dele, sendo um dos problemas ambientais mais graves da atualidade.

Barulhos a partir de 60 decibéis (dB), como o de uma máquina de lavar roupa ou liquidificador ligados, já são considerados uma ameaça. O máximo permitido para não causar prejuízo ao ser humano é de 50 dB.

São exemplos comuns de poluição sonora no dia a dia, especialmente se tratando de ruídos externos, nas grandes cidades:

  • veículos com sons acima do volume normal,
  • buzinas,
  • sirenes,
  • escapamentos barulhentos de carros e motos,
  • canteiro de obras,
  • cortadores de grama,
  • tráfego aéreo.

A título de informação, a buzina de um automóvel ou uma britadeira podem atingir até 110 dB. Já a turbina de um avião alcança até 130 dB.

Esquadrias de PVC: a solução perfeita para a redução de ruídos

Esquadrias de PVC são grandes e eficientes aliadas na redução de ruídos e o resultado pode ser ainda melhorado com a aplicação de um bom vidro laminado.

Janelas de PVC podem reduzir em até 45 dB de ruídos externos. Nesse caso, o barulho típico e desconfortável de um cano de escape de uma motocicleta, por exemplo, que chega até 80 dB, baixaria para 35 dB, na sua sala, quarto, escritório ou outro espaço interno.   

Mesmo para quem mora ou trabalha em vias de baixa movimentação de trânsito, o som que chega até os ambientes têm em média 40 decibéis. Com uma janela de PVC, a redução de ruídos vai para apenas 5 dB, o que garante muito mais silêncio e conforto aos espaços. 

Isso acontece porque o PVC (policloreto de vinila), o plástico no qual é produzida a esquadria, possui uma estrutura densa e propriedades isolantes que ajudam a bloquear a passagem do som, tanto em portas como em janelas, fazendo delas uma verdadeira barreira contra o ruído externo.

Logo, principalmente as janelas de PVC, são uma grande aliada para agregar valor ao projeto, promover o isolamento acústico e garantir mais conforto sonoro.

Conheça os principais tipos de esquadrias de PVC da Genos 

É importante lembrar que a propriedade de auxiliar na redução de ruídos e a garantia de um acabamento moderno e sofisticado fez com que ao longo do tempo as esquadrias de PVC ganhassem destaque nos mais arrojados e inovadores projetos.

Por isso, é necessário destacar também que a instalação correta e a qualidade das esquadrias são determinantes para a obtenção de todos os benefícios que elas oferecem, em especial a redução de ruídos.

Para você que está pensando em agregar valor ao seu projeto, trazer mais sustentabilidade ao seu imóvel e garantir um conforto térmico e sonoro, é importante saber que a Genos produz vários tipos de esquadrias de PVC.

Cada um desses modelos oferece diferente sistema de abertura e cores variadas, garantindo versatilidade ao projeto e proporcionando os mais diversos estilos de acabamento, do tradicional ou mais inovador, do contemporâneo ou futurístico.

Os diferentes tipos de esquadrias de PVC produzidos pela Genos são:

De correr: é o modelo mais tradicional de esquadrias, onde duas ou mais folhas se escondem atrás da outra enquanto estão abertas.

Esquadrias de abrir: esse modelo também é conhecido como esquadria praticável e conta com um eixo vertical que permite que a folha seja aberta, para dentro ou para fora.

Giro horizontal: pode ser chamada de maxim-ar, nesse tipo de esquadria a folha abre em um eixo horizontal indo para o exterior. O modelo pode contar com um dispositivo que permite abrir a janela à distância.

Oscilo batente: a folha pode abrir verticalmente ou horizontalmente.

Pivotante: a folha abre a partir de um eixo central, que pode ser vertical ou horizontal.

Agora que você conferiu a eficiência das esquadrias de PVC na redução de ruídos e os tipos produzidos pela Genos, que tal acessar nosso site e solicitar o seu orçamento?