Brise horizontal ou vertical? Um guia para escolher a melhor opção
Qual a melhor opção de escolha para deixar uma fachada mais bonita e sofisticada, apostar em um brise horizontal ou vertical?
Não existem dúvidas que o brise faz toda a diferença no que se refere a oferecer um belo design para as edificações, além de diversas possibilidades na inovação da comunicação visual de uma empresa.
Se você tem dúvidas a respeito do que seja um brise, trata-se de uma forma abreviada da palavra francesa brise-soleil, significando em sua tradução “quebra-sol”.
Portanto, o seu uso vai além de embelezar e possibilitar um diferencial a uma casa ou prédio comercial, pois é uma maneira inteligente e elegante de aproveitar bem os raios solares sem causar desconfortos no interior de uma edificação.
A criação do brise se deve ao arquiteto suíço Charles Edouard Jeanneret Gris, conhecido como Le Corbusier, um dos mais renomados profissionais e influenciadores da arquitetura e urbanismo moderno.
Além da arquitetura, ele também era um apaixonado pela arte da pintura e no desenvolvimento de esculturas, deixando um grande ensinamento através de uma de suas frases:
“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.”
A luz solar e a temperatura desejada precisam fazer parte da escolha quando se decide em utilizar um brise horizontal ou vertical. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
Explore as diferenças do brise horizontal e vertical
A escolha pelo brise horizontal e vertical faz toda a diferença para os ambientes internos, além, é claro, de apresentar uma mudança no aspecto visual.
Para compreendermos bem esses diferenciais, vale uma avaliação a respeito das duas opções:
Características e aplicações do brise horizontal
O brise horizontal é projetado para bloquear a luz solar direta e reduzir o ganho de calor nos ambientes.
Isso significa que é apropriada para construções onde a incidência dos raios solares é constante durante o dia, ocasionando um aquecimento no interior dos ambientes.
No hemisfério sul, a face norte da edificação é a que está voltada ao sol, portanto, no verão, especialmente os ambientes que possuem essa característica, tendem a aquecer e a exigir a refrigeração artificial, por isso a implantação desse brise é uma ótima opção para essa realidade.
Vantagens
As vantagens na instalação do brise horizontal estão em diminuir a necessidade de climatização dos ambientes, isso auxilia a economizar com a conta de energia elétrica.
Além disso, os raios solares colaboram para o desgaste dos móveis e equipamentos, portanto, a proteção oferecida pelo brise também contribui para essa ação, além de evitar o contato direto dos raios com as pessoas que frequentam o ambiente.
Características e aplicações do brise vertical
No caso dos brises verticais, esses são ótimos para fachadas voltadas a ambientes onde a incidência do sol é mais amena e baixa.
Esse é o caso de locais onde a luz solar se apresenta em apenas um período do dia, uma situação para fachadas voltadas para o leste e oeste.
Além do sol, é importante também uma avaliação a respeito do vento, pois o brise pode colaborar no sentido de possibilitar janelas abertas, porém, sem rajadas que possam comprometer as atividades.
Vantagens
O brise vertical contribui para o embelezamento da edificação, servindo como bloqueio da luz solar nos períodos em que ela atinge os ambientes da edificação.
A importância do posicionamento das fachadas para a escolha do brise
Como visto, o brise horizontal é uma excelente opção para as fachadas que tenham um posicionamento para a região norte.
Já o vertical é interessante para aquelas voltadas ao leste e oeste.
E como ficam os ambientes voltados para o sul?
É importante lembrar que o brise também é uma ótima alternativa para a ventilação, portanto, eles colaboram para amenizar locais em que os ventos são fortes, mas se deseja manter as janelas abertas.
Além disso, é uma excelente solução para quem deseja privacidade, onde se pode fazer a opção por um brise móvel.
Respondendo à pergunta: no caso dos cômodos voltados para o sul, mantém-se o padrão dos brises adotados no edifício, garantindo a beleza e a harmonia arquitetônica.
Como é possível observar, o posicionamento das fachadas precisa levar em consideração o sol e a ventilação para que os objetivos sejam atingidos.
Quando usar o brise horizontal e vertical?
Depois de todas essas informações, não é difícil definir qual a melhor opção para o seu projeto.
Tanto o brise horizontal como o vertical apresentam um design bonito que valoriza a edificação, porém, é muito importante a atenção para os aspectos que apontamos nesse post, quando esses detalhes precisam ser observados.
Lembre-se de avaliar:
- posição do sol,
- ventilação desejada,
- melhora na eficiência energética,
- estética,
- garantia de privacidade.
Uma boa ideia para ter sucesso no seu empreendimento e contar com brises de alta qualidade é contar com a Genos, uma empresa especializada no assunto e que pode oferecer as melhores soluções para o seu empreendimento!
0 comments