Conheça os benefícios estéticos e funcionais do brise móvel
A cada dia o brise móvel está mais presente em diferentes fachadas e janelas dos mais diversos empreendimentos residenciais e comerciais, valorizando o cenário estético e, claro, trazendo benefício ao ambiente e às pessoas.
Brises são definidos como elementos arquitetônicos utilizados, de forma geral, em fachadas e janelas de empreendimentos e sua primeira versão teria surgido em meados do século XX, com o arquiteto e urbanista francês Le Corbusier.
Na ocasião, Le Corbusier criou uma espécie de pele dupla de vidro no “Cité de Refuge”, um empreendimento residencial construído em Paris para abrigar favorecidos pelo Exército de Salvação.
A pele dupla de vidro tinha a função de não deixar perder o calor no inverno e nem ganhar no verão. A invenção foi chamada Brise Soleil, ou quebra sol, que também ficou conhecida como muro neutralizante.
De lá para cá muitos arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer, ousaram projetar edifícios com brises, como o famoso Copan, na cidade de São Paulo.
No projeto, toda a fachada ondulada do Copan recebeu brises que, além de garantir a proteção solar, valorizou a arquitetura e o empreendimento.
Por muito tempo, os brises eram projetados pelo arquiteto na execução do empreendimento, porém, com a evolução da tecnologia, eles passaram a ser fabricados e são atualmente encontrados no mercado confeccionados nos mais diferentes materiais.
Praticamente existem dois tipos de brises, o fixo e o móvel, e essa classificação ocorre conforme a mobilidade dos mesmos.
Em especial, no decorrer da leitura, você vai conhecer os benefícios estéticos e funcionais dos brises móveis. Vamos conferir?
Entenda como funciona o brise móvel
Como já falamos, um brise é um elemento arquitetônico muito usado em fachadas e janelas dos diferentes projetos de imóveis residenciais e comerciais.
A sua estrutura é formada por lâminas ou materiais vazados, o que permite regular a incidência da iluminação e da ventilação natural no imóvel.
Existem dois tipos de brises: o fixo e o móvel.
O fixo: a estrutura é presa na fachada e o ângulo de suas lâminas são definidas, sem a possibilidade de mudanças, por isso são ideais para empreendimentos comerciais. O modelo impede que as lâminas sejam movimentadas pelos usuários do local.
O móvel: nesse modelo, as lâminas são unidas por meio de uma barra de comando, permitindo que elas mudem de posição conforme a necessidade.
Ao acionar a barra, é possível movimentar as lâminas controlando a entrada da luz solar, aumentando ou reduzindo a incidência da luminosidade natural.
As diferenças entre os tipos de brise móvel
Para garantir os benefícios, principalmente os funcionais, é preciso considerar que existem dois tipos de brise móvel: os verticais e os horizontais.
E a escolha entre um e outro precisa ter como base, em especial, a orientação solar.
Confira, então, quando optar pelo brise móvel vertical ou pelo horizontal:
Brise vertical
Esses são orientados para serem usados quando a fachada do edifício está voltada para o leste ou oeste.
Especialmente quando as fachadas estão direcionadas para o leste, a tendência é a presença do sol no período da manhã.
Já o lado oeste recebe a luz solar no período da tarde.
Brise horizontal
O Brise móvel horizontal é ideal para quando a fachada está situada no ponto norte.
Lembrando que no Brasil, na face norte, a incidência do sol ocorre praticamente o dia todo.
Já se a fachada ou janela estiverem voltadas para o sul, a instalação do brise móvel vale muito mais para agregar valor estético à arquitetura e garantir a privacidade, já que nessa direção a incidência do sol é quase nula.
Benefícios e vantagens que o brise móvel traz para a sua obra
A instalação de um brise móvel vertical ou horizontal garante benefícios e vantagens para imóveis residenciais, escritórios, clínicas, consultórios e estabelecimentos comerciais, bem como para os usuários desses ambientes.
Entre as principais vantagens e benefícios dos brises móveis, destacamos:
Modernidade e sofisticação
O brise móvel é especialmente pensado para criar um conjunto estético moderno e harmônico para o empreendimento.
Logo, além de funcionais, os brises também desempenham um papel decorativo, agregando valor arquitetônico ao projeto e ao imóvel.
Sem contar que eles garantem um toque de sofisticação no conjunto.
Controle da luz solar
Como já explicamos, o brise móvel permite o movimento e o ajuste das lâminas.
Dessa forma, você pode aumentar ou reduzir a entrada da passagem da luz e ter total controle da luminosidade natural no ambiente, conforme a hora, a necessidade e a sua vontade.
Economia de energia
Uma vez que ele possibilita aumentar ou reduzir a passagem da luz solar, a tendência é o brise deixar o seu ambiente com a temperatura mais confortável, reduzindo ou eliminando a necessidade de ar-condicionado, por exemplo.
Logo, outra vantagem do brise móvel é a redução do uso da energia elétrica e economia para o seu bolso.
Privacidade
Conseguindo controlar as lâminas, você também garante maior privacidade ao seu ambiente.
Por isso, o brise móvel é ideal para residências, clínicas, consultórios, escritórios e outros espaços que em determinados momentos exigem maior privacidade.
Agora que você conheceu os benefícios estéticos e funcionais desses elementos, que tal acessar nosso site e conhecer a diversidade de brises da Genos Esquadrias?
0 comments