A elegância e sofisticação das portas pivotantes
As portas pivotantes fazem a diferença em um projeto arquitetônico, pois, além de bonitas, são elegantes, sofisticadas e agregam um maior valor ao imóvel.
As primeiras portas de que se tem notícia na história da humanidade possivelmente foram instaladas na Grécia antiga.
O que se pode afirmar com certeza é que a primeira fechadura segura foi inventada pelo carpinteiro inglês Joseph Bramah no ano de 1778.
Naquela época, Bramah chegou a lançar um desafio, quando apresentou o seguinte texto a quem quisesse participar da experiência:
“O artista que conseguir produzir um instrumento capaz de abrir essa fechadura receberá imediatamente 200 guinéus.”
Guinéus era uma moeda inglesa feita de ouro e o desafio só foi vencido em 1851, quando o inventor norte-americano, Alfred Charles Hobbs, conseguiu abrir a fechadura, depois de um esforço que ultrapassou mais de 50 horas de trabalho.
O mundo deu muitas voltas e hoje, tanto as portas como as fechaduras, tornaram-se partes integrantes do dia a dia da humanidade.
Existem muitos modelos de portas e as pivotantes são assim conhecidas por não possuírem dobradiças como sistema de fixação.
Elas utilizam pivôs, chamados também de pinos, instalados na parte superior e inferior da porta e na mesma direção, fixando-as verticalmente no chão e no batente, possibilitando que girem em torno de um eixo.
Isso significa que abrem de maneira diferenciada daquelas comuns, economizando um bom espaço.
Quer conhecer detalhes a respeito das portas pivotantes? Continue a leitura e confira!
Como funcionam as portas pivotantes?
As portas pivotantes são fabricadas a partir de diversos materiais, tais como:
- madeira,
- alumínio,
- vidro,
- aço, etc.
Como vimos, a sua instalação é diferenciada daquelas consideradas comuns, situação que possibilita dimensões maiores para essas portas, oferecendo, portanto, elegância para os ambientes, tornando-se inclusive um clássico da arquitetura atual.
Quanto mais alta e larga a porta, maior é o impacto visual dos ambientes, aumentando inclusive a amplitude do local onde está instalada.
Apesar disso, existem também as portas pivotantes em tamanhos comuns, ou seja, elas se tornam uma excelente opção para ambientes menores, uma vez que ocupam um espaço menor dentro de casa, possibilitando que mobílias possam ser colocadas nas proximidades.
Para quais ambientes elas são indicadas?
As portas pivotantes são utilizadas tanto em ambientes que dão acesso ao interior de uma edificação como nas divisões internas.
As portas maiores oferecem maior segurança em função de suas dimensões e firmeza, sendo excelentes opções para ambientes maiores, inclusive residências, apresentando um aspecto de sofisticação e bom gosto.
No entanto, para os ambientes internos, ela também pode ser uma ótima opção, pois, conforme já mencionado, ocupa um espaço menor do que as tradicionais, portanto, é uma boa alternativa para espaços reduzidos.
Também é bastante comum enxergá-las como portas de acesso às empresas, causando sempre uma boa impressão aos visitantes.
Basicamente, não existem limites para o seu uso, estando cada vez mais presentes nos projetos arquitetônicos em edificações espalhadas por todo o país.
Explore os benefícios que as portas pivotantes oferecem
Como se observa, as portas pivotantes podem fazer toda a diferença em um projeto arquitetônico, contribuindo para gerar um diferencial no imóvel e trazendo outros benefícios que merecem ser conhecidos:
Aproveitamento do espaço
Como já vimos, o aproveitamento do espaço é uma das grandes vantagens das porta pivotantes, inclusive para ambientes pequenos, onde se torna necessário disponibilizar todos os cantos existentes para a colocação de algum móvel.
Para se ter uma ideia, existem casos onde esse tipo de porta fica com a abertura centralizada, possibilitando portanto que abram-se duas passagens para a entrada e saída das pessoas.
Estilo moderno e sofisticado
O primeiro impacto que toda pessoa tem quando observa um objeto, está relacionado às suas características físicas.
Nos imóveis a situação não é diferente, portanto, o uso das portas pivotantes está diretamente associado a um estilo moderno e sofisticado.
Isso significa uma valorização imediata da propriedade, onde esse pequeno detalhe se transforma em um grande diferencial, provoca uma avaliação positiva ao imóvel que está sendo visitado.
Além disso, não há quem não goste de viver em um ambiente elegante e que provoca elogios, afinal, somos humanos e o reconhecimento das pessoas pelo nosso bom gosto sempre nos traz satisfação e alegria.
Fixação segura
Outro ponto a ser observado e que também favorece as portas pivotantes está na fixação segura que os pivôs ou pinos oferecem.
Como já mencionado, não existem as dobradiças que normalmente são pontos que apresentam problemas com o passar do tempo.
A instalação é simples e fácil de ser realizada, uma vez que bastam dois pivôs, um na parte superior e outro na inferior, para que a sustentação aconteça, conferindo estabilidade e firmeza, e reduzindo significativamente os riscos de empenamento.
Excelente custo-benefício
Por fim, o que torna as portas pivotantes ainda mais interessantes nos projetos arquitetônicos é o excelente custo-benefício que oferece.
Primeiro por serem viáveis financeiramente e na sequência por apresentarem uma significativa valorização a propriedade em função da elegância e sofisticação que acabam oferecendo ao imóvel.
Como se observa, vale a pena avaliar com atenção essa possibilidade e para continuarmos colaborando com as novidades e dicas importantes do segmento, sugerimos a sua atenção para a leitura do post que trata sobre os modelos de esquadria: como escolher o ideal para a sua obra?
0 comments