Quais os testes feitos para avaliar a qualidade das esquadrias de PVC?
08
mar

Quais os testes feitos para avaliar a qualidade das esquadrias de PVC

Quando o assunto é esquadrias de PVC, uma das maiores dúvidas é sobre a qualidade do material, que se trata de um plástico especial.

Ao falar sobre esquadrias, é comum que algumas pessoas apenas associem esse material ao alumínio e a madeira, mas a verdade é que o PVC, o policloreto de vinila, trata-se de uma outra opção viável e repleta de benefícios.

Ao falar sobre PVC, é provável que você pense apenas no fato dele ser um tipo de plástico e que, semelhante àqueles usados em casa, como em utensílios e decoração, irá ter uma baixa resistência a atritos, o tempo e até mesmo o manuseio em si.

No entanto, o PVC é totalmente diferente de outros polímeros que usamos, já que ele foi desenvolvido justamente para atender os mais rígidos padrões de qualidade, de forma a conferir resistência, qualidade e durabilidade para as ferramentas que o compõem.

Além disso, ele pode se sobressair por causa de benefícios, como a impossibilidade de sofrer com umidade, chuvas, oscilações de temperatura, fungos, cupins, bactérias e demais intempéries, o que o coloca na frente da madeira, por exemplo.

O PVC é usado há décadas na construção civil, em tubos, decks, portas, janelas, telhas, divisórias, forros e até mesmo alguns tipos de pisos, de forma que as esquadrias confeccionadas neste material são apenas um de seus exemplos de uso.

Se você acha que por ser de PVC a sua esquadria irá deixar a desejar na qualidade, pode ficar tranquilo, já que ela possui capacidades semelhantes na estanqueidade do ar, vedação, isolamento acústico e térmico, bem como a durabilidade e resistência.

O que pode parecer surpreendente para quem ainda não conhece todos os benefícios desse material, pode ser provado pela ciência, já que todos os materiais e produtos desenvolvidos a partir deles são testados.

Existem normas internacionais, como a ISO, já no Brasil temos a NBR e ABNT, responsáveis por padronizar, testar e homologar produtos, fábricas e soluções.

Por falar nisso, nada melhor do que saber quais são os testes que definem se o PVC é um material adequado para ser usado em esquadrias. Assim, é possível ficar mais calmo em relação à confiabilidade desse polímero e considerar o fato de usá-lo na sua obra.

Continue aqui e veja quais são os testes feitos nas esquadrias de PVC e porque cada um deles é tão importante para manter a sua obra mais segura e duradoura.

Qual é a norma que estabelece os métodos para testar o desempenho das esquadrias?

Antes de falar sobre os testes de qualidade, é importante entender porque eles são necessários. Para estipular se um produto, como o PVC, é seguro, existem normas do setor para padronizar e estipular a resistência, dentre outros atributos.

Como você deve estar pensando, existem centenas de normas e a destinada ao desempenho de esquadrias é a norma técnica NBR 10821-2 de 2011 da ABNT.

Por sua vez, ela estabelece metodologias para testar as esquadrias em diferentes aspectos, sendo eles a estanqueidade ao ar e água, pressão do vento e resistência ao manuseio.

Para garantir que as esquadrias de PVC irão atender com maestria todos os requisitos, o fabricante irá pegar um protótipo do produto que pretende lançar e fazer os testes em um laboratório específico. 

Veja os teste feitos para avaliar a qualidade das esquadrias de PVC

Agora que você sabe um pouco mais sobre o PVC e as normas que são responsáveis pela qualidade das esquadrias, é hora de entender quais são os requisitos que garantem que esse material irá ser seguro e resistente para atender as necessidades das obras.

Estanqueidade do ar 

Esse termo pode parecer estranho para algumas pessoas, mas, na verdade, ele se resume a algo relativamente simples: a quantidade de ar que pode passar por alguma fresta da esquadria.

Neste teste, será analisada a quantidade de ar que pode passar pela esquadria e penetrar o ambiente interno a ela. Três níveis definem o “vazamento” de ar de uma esquadria, sendo eles o mínimo, intermediário ou superior.

A tendência é que as esquadrias aprovadas tenham o nível mínimo, para garantir maior confiabilidade.

Infiltração de água

Com a água ocorre de forma semelhante que com o ar. É necessário analisar se a esquadria é vedada contra água e demais líquidos, o que também demonstra a resistência do material usado.

Infiltrações podem causar uma série de imprevistos, bem como problemas na parede onde foi instalada a esquadria.

Resistência ao manuseio

Esse teste irá analisar a capacidade de resistência do material usado nas esquadrias. Aqui, serão testadas as pressões positivas e negativas, de forma a serem calculadas e comparados aos gráficos estabelecidos pelas normas.

Além de ter que ter uma determinada resistência estipulada durante os testes, nenhuma peça da esquadria pode ser perdida, bem como rompida ou sofrer uma deformação acima dos níveis esperados.

É interessante como as esquadrias de PVC são repletas de benefícios e testes que os comprovam! No entanto, não é toda empresa que trabalha com esses materiais que seguem as normas ou são homologadas.

Isso não acontece com a Genos. Somos referência em esquadrias de diferentes materiais, tamanhos, modelos e cores, trazendo segurança, respeito às normas do setor e, claro, atendimento de qualidade.

Aproveite para entrar em nosso site agora e conhecer mais sobre a nossa empresa.